Brasileiro ou espanhol? Três perguntas para Diego Costa
26/09/13 06:00O atacante Diego Costa tem um dilema para resolver. Aos 24 anos, o jogador do Atlético de Madrid está sendo assediado pela federação espanhola para defender a “Roja”, como informam o “El País” e o “As”. Hoje, pode ser convocado por Felipão para os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia.
Nascido em Lagarto, Sergipe, Diego Costa nunca jogou profissionalmente no Brasil. Aos 18 já estava no Atlético, que o emprestou a vários clubes menores nas últimas temporadas. De volta a Madrid, o atacante é hoje o artilheiro do Campeonato Espanhol, com os mesmos sete gols de Messi.
Diego Costa já foi chamado por Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Rússia e Itália, em março. Pelas novas regras da Fifa, o jogador pode se naturalizar, já que não disputou competições oficiais. A troca só pode acontecer uma vez: ou seja, se virar espanhol de vez, não poderá defender o Brasil na Copa.
Por telefone, de Madrid, Diego Costa falou ao blog:
A Federação da Espanha está fazendo grande esforço para que você jogue pela Espanha. Nesta quinta-feira o Felipão convoca a seleção brasileira. Qual é a sua preferência?
Não, isso não é uma questão de preferência. Tenho um carinho muito grande pelos dois países, porque nasci aí, mas fiz toda a minha carreira aqui. E ninguém me procurou, nem de um lado e nem do outro.
Você espera estar na próxima lista do Felipão?
Eu acho que o Felipão já me testou. Ele não me levou para a Copa das Confederações. Eu acho que o Felipão já tem uma ideia muito clara de quem ele vai levar. É muito difícil que eu esteja na convocatória de amanhã [hoje].
Você esperava ter um início de temporada assim, com o mesmo número de gols do Messi?
A temporada passada foi boa, eu esperava que esta fosse igual ou melhor. É muito importante ter a confiança dos meus companheiros e do técnico.
espero que o diego jogue pela espanha. não só há mais estrutura na montagem do time, como há um espaço para ele já que os centro-avantes não conseguem render. e ele ainda tem um excelente papel tático: sabe sair da área (o que dá espaço para um meia chegar de surpresa) e marca bem… sem falar que o brasil parece já ter as cartas marcadas no time titular e só faltariam os reservas.
De fato a concorrência hoje na Espanha é menor na posição dele. Mas no Brasil ainda tem uma vaga ali entre o meio e o ataque… Abs
Diego Costa,Kaká,nossa matéria prima tá muito ruim.
Antes ele –e muitos outros, na verdade– que o Pato.