A seleção tem elenco?
04/09/13 09:44As lesões e os consequentes cortes de Daniel Alves, Hulk e Fred vão obrigar Luiz Felipe Scolari a mexer bem na sua seleção brasileira ideal. Na Copa das Confederações, o treinador conseguiu fazer o que faltou a Mano Menezes: armou uma forma de jogar, repetiu o time, insistiu nos mesmos caras.
O resultado todo mundo conhece.O outro lado dessa moeda é a escassez de opções realmente confiáveis de que Felipão dispõe fora de seu onze preferido. Hoje não há um reserva para Oscar, por exemplo.
Nos momentos agudos da Copa das Confederações, foram os titulares-titulares quem resolveram as broncas: Júlio César pegou o pênalti de Forlán, Paulinho meteu o gol de cabeça que acabou com o sofrimento ante o Uruguai, David Luiz salvou a bola em cima da linha na final, Neymar e Fred destruíram a Espanha.
Bernard entrou bem na semifinal, Dante supriu a ausência de David Luiz contra a Itália, Jô fez gols contra Japão e México, mas ainda não rolou aquele momento-Kleberson-na-Copa-de-2002, aquele cara que começa o torneio no banco e ganha de vez um lugar no time.
A seleção tem ótimos jogadores no banco. Chegou a hora de usá-los. Scolari chamou o veterano Maicon para criar uma sombra a Daniel Alves na lateral direita e vai dar ele duas chances valiosas contra Austrália e Portugal. Jô ou Pato vão substituir Fred.
A vaga de Hulk, em teoria, seria disputada por Bernard e Lucas. Mas não me surpreenderia se, contra Portugal, o treinador colocasse Ramires por ali, na direita, ajudando a cercar Cristiano Ronaldo.
Para a copa no Brasil ,com os pesados fatores,torcida ,bastidores e calor,qualquer seleção serve para vencer,o problema está em formar um grande time,com os jogadores brasileiros da atualidade não somos nem top 5.
Ainda tem muito jogador de fora. Vou citar apenas um: Diego Tardelli, que está jogando um bolão no Atlético Mineiro. Jogador é o que não falta no Brasil. Jogando em casa, com a torcida a favor, o Brasil é favorito absoluto. Vejam o que fez com a Espanha na Copa das Confederações. A campeã mundial não viu nem a cor da bola. Chega de complexo de gabiru. O futebol brasileiro, quando quer, ainda é o que há de melhor.
Creio que a resposta para o post é sim. No caso da lateral, muito se cobra a convocação de Rafael da Silva, eleito o melhor LD da última Premier League, ou Danilo do Porto. Existem funções mais ou menos servidas, mas, na média, poucas seleções dispõem de tantas opções quanto a brasileira.
Abraço e parabéns pelo blog. Acesso todos os dias.
Pois é, Michel. Rafael se machucou… E o Felipão adora o Maicon. Vamos ver o que acontece nos dois amistosos. Abs!