Sobre Neymar, Messi, rivalidade e ciúmes
17/08/13 14:49
Começa para valer neste domingo a vida de Neymar no Barcelona, com a estreia no Campeonato Espanhol, contra o Levante, no Camp Nou. A menos de dez meses da Copa do Mundo no Brasil, a presença de Neymar e Messi no mesmo time é assunto dominante na Europa.
Na capa da revista inglesa World Soccer deste mês aparecem lado a lado um Neymar sorridente e um Messi com cara séria. A chamada: “A rivalidade que pode definir a temporada”.
Reportagem deste sábado do “El Pais” sugere um ambiente algo hostil entre Messi e Neymar. “Ele é muito bom, mas que deixe de falar de mim, não faça bobagens e diga que veio ganhar títulos”, é uma frase atribuída ao argentino num jantar entre amigos.
Johan Cruyff, o homem-Barcelona (foi jogador, técnico, cartola) disse ao “Marca” que o clube, agora que comprou um, deveria vender outro. O holandês prevê disputa até para ver quem vai bater faltas.
Neymar sempre foi o príncipe regente em Santos, mas já teve que dividir o protagonismo na seleção brasileira. Do Qatar à Bolívia, da Costa Rica à Inglaterra, sempre que Ronaldinho esteve na seleção, Neymar ficava em segundo plano.
Era o Gaúcho quem tinha o nome gritado pelas crianças, era o alvo das câmeras e dos pedidos de entrevistas. Neymar nunca deu a menor demonstração de ciúme. Assim como os demais parecem não se incomodar quando o centro das atenções é Neymar.
Guardadas as diferenças de convívio na seleção e num clube, há um exemplo revelador: Wembley, 6 de fevereiro de 2013, estreia de Luiz Felipe Scolari.
O Brasil empatava com a Inglaterra quando teve um pênalti a seu favor. Neymar deveria bater, mas Ronaldinho tomou-lhe a frente, a bola e chutou nas mãos de Hart (o vídeo aqui é claro). A seleção perdeu por 2 a 1.
Ainda no estádio, perguntei ao treinador quem deveria ter batido o pênalti. Scolari não poderia ter sido mais direto. “Neymar. Mas você não tira a bola de um jogador como o Ronaldinho e diz que vai cobrar.”
Minutos depois, Neymar foi informado sobre a frase do chefe e instado a falar sobre o assunto. Tratou de absolver o colega mais velho. “Felipão me pediu para bater, mas Ronaldinho é um craque, um ídolo, já fez vários gols de pênalti, infelizmente ele errou.”
Poderia ter lamentado o fato de não ter batido, poderia ter dito qualquer coisa que fosse interpretada como “polêmica” por nós, jornalistas. Não o fez.
Em março, falei com a Oscar sobre a iminente transferência de Neymar para o futebol europeu. O companheiro de seleção o aconselhou: “Ele tem de ir para o time que vai recebê-lo melhor. Na Europa, há essas coisas de ciúme, de grupos. Tem de ir para um time que o receba bem.”
O astro evidentemente sabia disso ao escolher jogar no Barcelona. De tudo que se falou sobre o assunto, a melhor frase sempre será a do técnico Gerardo Martino: “Se Messi e Neymar não jogarem bem juntos, a culpa é do treinador.”
Aposto que vai dar certo. E você?
PIOR coisa que aconteceu com Neymar foi a ida dessa pere.ba desse Técnico argentino, esse cara vai fazer dessa dupla aquela de Edmundo e Romário que não deu certo no FLA. E o Messi se vê que ele esta incomodado com a presença do Neymar, e essa declaração não deixa dúvida que eu tinha. ELDORADO XIRIRICA – SP
Oi Jane. Discordo de você, acho que Martino foi uma boa escolha. Quanto ao Messi, vamos ver… Volte sempre, abs
Messi incomodado!?
Na boa, mas um jogador não é eleito 4 vezes seguidas melhor do mundo sem que o mereça.
Neymar ainda precisa fazer muito para chegar perto do argentino. Muuuuuito mesmo. Até hoje pintou e bordou no campeonato brasileiro apenas. Já Messi fez tudo que fez lá, na Europa, enfrentando os melhores, seja na Espanha ou na Champions League.
Neymar não chegou humilde por acaso. Sabe muito bem que hoje é inferior. Talvez algum dia se torne superior a Messi, claro. Mas, por enquanto, ainda precisa provar muita coisa…..
Não há nada que Lionel Messi goste mais do que jogar futebol e ganhar títulos.
E não há nada que Lionel Messi odeie mais do que companheiro fominha.
O argentino 4 vezes melhor do mundo faz mais gols do que qualquer camisa 9 no planeta; dá assistências melhor que qualquer meia do planeta.
A influência dele no Barça é óbvia. Mesmo com tantas conquistas pessoais, o que ele quer é o time conquistando títulos. E não vai tolerar nada que destoe disso.
O Neymar não é só um craque. Ele também é muito inteligente.
Tenho certeza que vai dar certo.
Oi João, obrigado pelo comentário. Messi é mesmo obcecado por ganhar. Todas as suas declarações públicas foram simpáticas a Neymar. E o brasileiro é muito esperto, acho que vai se adaptar bem.
Impresa sendo imprensa. Achando problemas e conflitos onde não existem só para vender. Tem dado certo, dado que as pessoas sao estúpidas e gostam de viver em conflito.
Porque pararia?
Genial, Lucas! Perfeito!
Messi é um robozinho…Neymar joga futebol e é craque…Messi é um robozinho que corre durinho, não sabe dar chapéu, não sabe cabecear, não sabe driblar bonito, é um robozinho canhoto, um robozinho argentino e sem graça.
Oi Carlos, obrigado pelo comentário. Acho que só concordamos com o fato de ele ser argentino…rs
Abs, volte sempre.
Carlos, você não entende nada de futebol, abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Messi é craque, bom de bola e o mundo sabe. Neymar é um garoto inteligente, habilidoso e já saiu da promessa para a realidade. Cabe ao treinador aparar possíveis arestas naturais no relacionamento humano para tirar fruto desses talentos. O resto é fofoca. A rivalidade Argentina/Brasil é muito forte, mas não acredito que vá ter qualquer efeito entre os dois. O profissionalismo deverá prevalecer.
Ten que dar serto, ninguen paga todo o que vale o Neymar para dar sebra.
Acho o Neymar muito humide, centrado em facer o melhor para o time e o Barcelona é parte do sono do garoto
0 Snr. carlos a sua palavras me lembram aquele comentarista da TV Globo ao dizer que o Brasil perdeu porque parte dos jadores (os que jogam na Europa vinham das férias) e os da Suiça são de qual continente?