Três perguntas para Jefferson
15/08/13 06:31Publiquei na Folha de hoje que é grande a chance de Jefferson, 30, ganhar mais chances como titular no gol da seleção brasileira, provavelmente nos amistosos de setembro. Há motivos para isso. Ele está jogando no Botafogo, Júlio César ainda não definiu se fica ou sai do Queens Park Rangers, da segunda divisão inglesa.
A próxima partida será apenas uma semana depois do fim da janela de transferências do futebol europeu. No mais, Júlio César, 33, é o jogador mais velho e rodado da seleção, não é o tipo que precisa ser testado _Felipão quer deixá-lo à vontade para resolver sua vida sem pressão.
Enquanto isso, Jefferson fez ontem sua oitava partida como titular da seleção. Em 2011, numa entrevista em Torreón, México, ouvi do goleiro do Botafogo uma frase ótimo sobre Barbosa, o goleiro do Brasil no Mundial de 1950, e o estúpido preconceito que se instalou contra goleiros negros desde então: “O Brasil já perdeu Copa do Mundo com goleiro branco”.
Contra a Suíça, o camisa 1 teve atuação segura, mas deixou escapar um chute de Shaqiri e quase se atrapalhou num recuo de bola perigoso feito por Dante. Os dois lances não tiveram consequências. Logo após a partida, Jefferson falou ao blog, ainda no estádio St. Jakob-Park, em Basileia.
O quanto este jogo te aproxima da condição de titular da seleção?
Eu estou me sentindo no grupo. Fiquei muito feliz de poder jogar. Gostaria de ter saído com a vitória, mas na análise individual, acho que fiz bom jogo. [Tenho que] estar pronto para quando ele [Scolari] precisar, estar pronto para buscar a titularidade.
Por estar com a seleção, você deixa de jogar pelo Botafogo. Como você lida com isso?
Tem jogo agora quinta [hoje, contra o Inter] e no domingo já vou estar presente, se Deus quiser. Eu tenho que estar com a cabeça aqui, concentrado. E, quando estiver lá, pensar só lá. A gente fica buscando reportagens, notícias, para acompanhar o clube, mas tem que ficar concentrado aqui, focar aqui, para não ter problema.
O que aconteceu naqueles dois lances?
A bola balança um pouco, mas você tem que manter a tranquilidade. Alguma hora ela vai sair para um lado, vai sair para o outro. O importante é manter a tranquilidade, não se desesperar.
Não consigo entender o porque de Jeferson da seleção. Os goleiros dos times mineiros, por exemplo (Fábio e Vítor) são bem melhores que ele.
Oi Fábio. Victor teve chances com Mano, Felipão apostou mais em Jefferson e Cavalieri. Goleiro é cargo de confiança, né? O Jefferson é muito regular. Abs.