O cansaço é desculpa, mas não muito
14/08/13 20:40A melhor condição física da Suíça foi citada pelo técnico Luiz Felipe Scolari e por todos os jogadores da seleção brasileira como justificativa para a derrota em Basileia. A explicação cabe, mas tem que ser relativizada.
De fato, quem jogou a Copa das Confederações voltou das férias mais tarde, teve menos tempo para treinar. Mas a seleção passou mais de um mês reunida entre maio e junho, o time ficou longe da solidez que mostrou durante a competição disputada no Brasil.
Mais: as outras três seleções de ponta que foram às finais da Copa das Confederações também disputaram amistosos nesta quarta-feira de data-Fifa. E nenhuma delas reclamou de cansaço.
O Uruguai atravessou o mundo, foi até o Japão (outro que disputou o evento da Fifa no Brasil) e venceu por 4 a 2. A Espanha, que apanhou do Brasil na final do dia 30 de junho, viajou até o Equador e ganhou por 2 a 0 nesta quarta-feira.
A Itália teve a parada mais complicada: recebeu a Argentina em Roma e perdeu por 2 a 1. O técnico Cesare Prandelli lamentou os gols sofridos, a falta de categoria para concluir, elogiou os rivais argentinos. Pelo pouco que pude ler a respeito até agora, não culpou a diferença de condição física.
Assim como usaram essa justificativa para a derrota ante a Suíça, Felipão e seus comandados prometeram um futebol melhor em setembro, quando o Brasil enfrenta Austrália (em Brasília) e Portugal (em Boston). A ver.
Vou repetir isto até a Copa de 2014. Felipão fechou com o grupo e não aceita palpites e nem mudanças. Faça uma análise fria, vc blogueiro, ou vc, leitor: Daniel Alves (nada a ver com o gol contra) não serve para nada. Não cruza bem, não apoia, erra muitos passes, não chuta em gol e defende muito mal. MAs a mídia achou que ele é bom jogador. Dante. Dante é um cabeça de bagre, dá chutão pra todo lado. Não jogaria no Bragantino de tão grosso que ele é. Luiz Gustavo. Esse é o homem invisivel da seleção – não ataca, não defende, não desarma. Corre pra lá e pra cá, não faz nada em campo, não passa bem, não tem toque de bola e nem categoria. É um jogador ruim, sem habilidades, sem noção de posicionamento (sempre chega atrasado e faz falta). O Guardiola já percebeu isso no Bayern e, imediatamente, colocou o Luiz Gustavo à venda. Está fora. MAs o Felipão cismou com ele. Então, estamos sempre jogando com três ou quatro jogadores a menos. Daniel, Dante, Luiz Gustavo. E o OScar eventualmente que assiste o jogo. Felipão fechou com o grupo, essa desgraça do futebol brasileiro, a emoção do grupo.
Oi Alex. Achei um pouco pessimista a tua análise. Mas estamos aqui pra discutir também. Volte sempre. Abs