Ronaldinho, cada vez mais distante
13/08/13 07:02A seleção está em Basileia, para jogar contra a Suíça o primeiro amistoso depois da Copa das Confederações. Ronaldinho está em Belo Horizonte, onde amanhã o Atlético-MG enfrenta o Bahia pelo Brasileiro.
Depois desta semana, a seleção fará sete amistosos até a Copa do Mundo –exatamente o mesmo número de jogos que faz quem vai até a final do Mundial.
Afinal, qual é a chance de Ronaldinho voltar?
A reação de surpresa de quem ouviu essa pergunta aqui na Suíça disse mais do que qualquer resposta.
Era quase como se eu sugerisse a possibilidade de Maradona jogar pelo Brasil em 2014. Nem o título da Libertadores comoveu quem se dispôs a falar sobre o assunto.
Das portas da seleção para dentro, há a convicção de que Ronaldinho, 33, vai precisar andar na linha e jogar muito mais do que no primeiro semestre (em que ganhou Estadual e Libertadores) para voltar a ter uma chance.
Ao excluir Ronaldinho da Copa das Confederações, Luiz Felipe Scolari fez dele o seu Romário de 2002. A seleção jogou bem como havia muito tempo não jogava, e o jogador do Atlético-MG não teve o nome pedido nem em Belo Horizonte
O melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 ficou fora da última Copa do Mundo, da última Olimpíada e da última Copa das Confederações com três técnicos diferentes. Dunga, Mano Menezes e Scolari lhe deram chances antes, não é coincidência que tenham decidido deixá-lo pelo caminho.
À revista “Playboy” deste mês, o craque disse que entre ele e Felipão está tudo bem, que se falaram por telefone, que sonha em jogar a Copa em casa e que “se estiver bem, ainda vou ter chance”. Mas ele sabe que, hoje, a porta está quase fechada. E que a camisa 10 da seleção hoje tem outro dono.
Não está jogando nada, é mídia pura. E mais, o Atlético só pegou baba na Libertadores. Atualmente no Brasileiro é o pior jogador do galo.
Baba deve ser seu time que não teve capacidade de disputar e nem ganhar a Libertadores. Voce deve ser cruzeirense ou algum outro babaca qualquer.
Oi Milton, tudo bem? Fique à vontade pra cornetar sempre que quiser, mas nesses termos não vai rolar. Abs.
Parabéns , Martín. Segure a rédea e mantenha o nível.
Oi fabio, “mídia pura” é exagero, não? Ele jogou bem na maior parte da Libertadores. Valeu, abs
É muito mais conveniente levar jogadores mais jovens, que ainda tem grandes chances de ser negociados e, consequentemente, fazer dinheiro. Porque seleção é uma equação: lobby de empresário de jogador + interesses financeiros da comissão técnica = milhões de euros no bolso.
Melhor seria dizer que de um jogador não-branco genial se exige, sintomaticamente, nada menos que uma reabilitação consagradora em cada jogo. Salvo o 1o tempo contra a Inglaterra, em todos os testes-de-fogo ele esteve ausente. Ausente não em campo, mas preterido para dar lugar a algum perna-de-pau em alta. Dunga levou Elano para a Copa! (antes dela o escrete exibia aquele “Vorlust” famoso, performances arrebatadoras antes da hora) O resultado é holandês. Conheceria melhor o seu país quem tirasse as conclusões opostas ao do seu artigo: há algo de muito estranho com a hostilidade generalizada contra o herdeiro de Reinaldo, de Paulo César Caju. Salve Ronaldinho!
Oi Gustavo. Obrigado pelo comentário. É boa a discussão, mas não acho que haja algum componente racial nisso. Abs.
Não discordo que a camisa que foi de Pelé tenha um novo e inconteste dono, Ronaldinho mesmo já se encarregou do rito de passagem no final daquele épico Santos e Flamengo. Tenho duas questões. Ele pode ficar de fora? Juntando o feliz interregno da Copa das Confederações com os reveses continuados (ou desempenhos pífios do “grupo”) contra Itália, França, Alemanha, Argentina e em toda última Copa, a constatação assombrosa é que Ronaldinho, não tendo sido nunca convocado, ainda não foi testado. É a suspeita de que ele teria jogado mal, a hostilidade contra sua sombra, o critério de descarte? Você tem faro para o relevante. Esta discussão é inadiável. Parabéns
O problema não é se joga ou não, ele é craque ,
mas não tem coletividade de grupo , espírito em conjunto
aos demais, as vezes um pouco de humildade não faz mal à ninguém!!!
Oi Junior. Esse tipo de reclamação, de “não ser de grupo”, nunca ouvi sobre ele. Abs.
Ronaldinho é um craque desmotivado e sem forças para jogar a copa, infelizmente.
Já qu”…a camisa 10 da seleção hoje tem outro dono…” Poderia o nobre jornalista nos informar quem é o NOVO DONO da camisa 10 amarela? Mas que seja um 10 da estirpe de Ronaldo Gaúcho, Rivaldo, Juninho Pernambucano ….
Oi Toninho. O camisa 10 da seleção desde a Copa das Confederações é Neymar. Abs
Acho que o que falta ao Ronaldinho é regularidade, dificilmente ele joga vários jogos seguidos em alto nível, em um jogo faz gol de falta, mas no outro erra muitos passes e erra pênalti, sem falar que não sabe marcar e de vez em quando faz faltas duras, não é mais um jogador em que o técnico possa confiar.
Oi, Carol. Obrigado pelo comentário. A falta de regularidade é mesmo um problema para ele, na avaliação da comissão técnica da seleção.
É dificil a volta quando o cara sabe que o treinador não o quer no elenco. E não tem a unanimidade da crônica. Saber jogar ele sabe demais. Está sendo “secado”por uns e outros. A máfia do futebol é poderosa.
Oi. Ronaldinho chegou a ser capitão da seleção com os últimos três técnicos…
Boa noite Martín, tudo bem? Acho que o Ronaldinho dificilmente disputará a Copa. Vai ter que andar na linha até lá, e penso que principalmente “demonstrar” comprometimento.
Oi Alex, tudo bem. Pessoalmente gostaria de ver Ronaldinho jogar outra Copa. Pelo que ouço aqui, vai depender dele… abs.
Pingback: Marin joga Ronaldinho no colo de Felipão | Por Dentro da Seleção - Folha de S.Paulo - Blogs